sexta-feira, 25 de abril de 2014

Alunos do IFSC visitaram a Maternidade Darcy Vargas em Joinville.


Na noite de quinta-feira os estudantes do IFSC, inscritos nos módulos 03 e 06  do curso superior em Gestão Hospitalar, acompanhados dos professores Jorge Cunha e Andréa Heidemann visitaram as instalações da Maternidade Darcy Vargas na cidade de Joinville e foram muito bem recebidos pela enfermeira Karen, que atua no DEPT - Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento da MDV.

A Enfermeira Karen, conhecedora de grande parte do funcionamento da instituição explicou aos alunos detalhadamente e com muito profissionalismo vários detalhes dos programas realizados pela MDV, entre eles o Banco de Leite, Humanização, Departamento de ensino entre outros.

Dois dos itens que mais chamaram a atenção dos alunos foram o banco de leite, que atende não somente os usuários da instituição mas toda a população que necessita de leite materno para suprir alguma deficiência relacionada a amamentação e o segundo item que surpreendeu a todos os ouvintes foi o trabalho do parto sem dor (anestesia peridural) realizado pela unidade, que mantem um profissional 24 horas a disposição dos usuários e é oferecido gratuitamente (através do SUS) a todas as gestantes internadas na MDV, e que na rede privada custa aproximadamente R$ 2.000,00 por paciente.

A enfermeira explicou ainda sobre o banco de leite, que não é necessária a presença das doadoras na instituição após o cadastro, e que uma equipe de profissionais coleta o leite na residência da doadora em dias e horários pré estabelecidos, e o melhor, qualquer mulher em fase latente pode fazer a doação, mesmo as que não são usuárias do SUS (neste caso, é necessária a presença da mãe uma vez na MDV para fazer um cadastro). Vale a pena ajudar!

Após a apresentação dos programas da MDV os alunos foram levados a um tour nas dependências da instalação, que superou as expectativas dos que ainda não conheciam a maternidade.

Mais detalhes no site: http://mdvsc.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Céu e o Inferno - O Monge e o Samurai

A vida do samurai andava um inferno. Aquele samurai se perguntava se não teria desviado do caminho ao cortar cabeças indefesas e nã...