segunda-feira, 14 de abril de 2014

UNIDADE BÁSICA RESTRINGE ATENDIMENTO E CAUSA EMBARAÇO A USUÁRIOS DE ODONTOLOGIA!

A Unidade Básica de Saúde do Bairro Costa e Silva, na cidade de Joinville usa prática não regulamentada pela lei de diretrizes do SUS, dificulta o acesso aos usuários e causa constrangimento no atendimento.

Ao procurar a UBS Costa e Silva para atendimento odontológico, os usuários do SUS são informados que é obrigatória a presença do usuário no Centro Comunitário do bairro, na primeira terça-feira do mês, exatamente as 10:00 da manhã para assistir a uma palestra, e após pegar uma senha para atendimento. Isso causa embaraço a muitos usuários.

Em resposta a um usuário, que lhe questionou sobre a prática, a atendente da unidade que realiza o apoio ao serviço odontológico explicou que esta prática era a única forma de entrar na fila de atendimento e que era regida pela Secretaria da Saúde do Município de Joinville.

A colaboradora, que devia zelar pela universalidade ao acesso e garantir a preservação da autonomia das pessoas atendidas e fazer a defesa da integridade física e moral do usuário explicou que, caso houvesse desistência de outros usuário haveria a possibilidade de encaixe e que o usuário poderia deixar o número de telefone e o nome, que havendo possibilidade, haveria o encaixe.

E assim ela fez. Pegou o contato telefônico do usuário e prometeu ligar, caso houvesse uma desistência.

A maior surpresa vem agora: O usuário que deixou o telefone de contato ainda estava na área externa da UBS e recebeu a informação de outros usuários da UBS de que a atendente se reuniu com alguns colaboradores  e disse a eles que não ligaria de volta para avisar sobre as desistências, e que não era assim que "funcionava o processo", e foi apoiada pelos outros colaboradores em não fazer contato futuro com o usuário questionador das práticas adotadas.

O que a desavisada atendente não sabia é que o usuário em questão é aluno do Curso Superior em Gestão Hospitalar, do IFSC Joinville, e fez uma denúncia na ouvidoria do SUS para tentar acabar com esta prática, que restringe em mais de 95% o acesso do cidadão ao atendimento odontológico da unidade. Para quem quiser acompanhar, o número de registro do protocolo na ouvidoria é 000951042014, e manteremos vocês informados do andamento do processo.


Abaixo foto que mostra a prática absurda (são cartazes fixados no quadro de avisos da UBS).


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